Thursday, August 02, 2007

I JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO




Pessoal, dia 10 de agosto estarei em São Paulo convidado pela Cinemateca brasileira para participar da l Jornada de Cinema Silencioso, evento que conta com apoio da Fundação Joaquim Nabuco-FUNDAJ, a Cinemateca brasileira está restaurando parte do acervo dessa instituição, e provavelmente teremos uma edição desse evento aqui em Recife ainda esse ano.

Convidei o amigo Pi.R, tecladista e programador de samples, e estamos juntos criando trilha para tocar ao vivo, durante projeção do filme Veneza Americana de Falangola.

O evento começa no dia 10 de agosto, mas nossa apresentação será no dia 12/09 ás 19 h.Veja a programação completa no site da Cinemateca, abaixo em link.

No fime, imagens do Recife dos anos 20, chegada dos Bondes para inauguração da linha que levava a Boa Viagem, e claro que vamos incluir música do meu CD Atleta do Cotidiano, a faixa Pernambuco Tramway's Co.

abraço, Alexmono
Vai em anexo programação completa.
Ouça aqui Pernambuco Tramway's Co.
www.myspace.com/atletadocotidiano


clique em cima p/ ver programação completa >
I JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO

10 a 19 de agosto de 2007

A I Jornada Brasileira de Cinema Silencioso acontece na Cinemateca Brasileira, com patrocínio do Banco Santander e apoio da Caixa Econômica Federal, do Goethe-Institut, da Imprensa Oficial, da FIAF (Federação Internacional de Arquivos de Filmes), do programa Ibermedia, da Fritz Dobbert e da Quanta. 41 filmes - entre inéditos ou raramente projetados nas telas brasileiras - e 30 atrações musicais compõem o evento, além de exposições, conferências e oficinas com estudiosos e músicos que se dedicam à pesquisa sobre o cinema silencioso. Toda a programação, exceto as oficinas com instrumentistas alemãs especialmente convidadas, tem entrada franca.

A idéia da Jornada surgiu nas reuniões de pesquisadores ligados à área de cinema que acontencem regularmente na Cinemateca Brasileira desde 2002. Ao longo desse período discutiu-se a possibilidade de ampliar o debate sobre o tema e recriar para os espectadores contemporâneos a experiência do espetáculo cinematográfico dos primeiros tempos, a exemplo do que já acontece nos festivais II Cinema Ritrovato, promovido pela Cinemateca de Bolonha, e Giornate del Cinema Muto, ambos na Itália.

Um dos objetivos da Jornada é apresentar o cinema dos primórdios do século 20 como resultado direto das experimentações técnicas e estéticas que marcam a modernidade urbana. Uma gama considerável de gêneros narrativos e estilos de interpretação, além de efeitos especiais e processos de colorização bastante sofisticados, poderão ser conferidos durante a programação.

Tão importante quanto a escolha dos filmes foi a seleção dos músicos que acompanharão as projeções. Com curadoria de Livio Tragtenberg, as atrações musicais estão em sintonia com a diversidade de temas e estilos dos filmes apresentados no evento. André Abujamra, Arrigo Barnabé, Michelle Agnes, Maurício Takara, Jorge Peña, Wilson Sukorski, os grupos Patife Band e Frame Circus, Alex Mono (PE) entre outros, estão entre os convidados. Para as chamadas Sessões assinadas, personalidades como o cineasta Carlos Reichenbach, o maestro Julio Medaglia e o ilustrador MZK foram convidados a construir trilhas sonoras com músicas pré-existentes revelando combinações insuspeitas.

A mostra de filmes vai ocupar as duas salas da Cinemateca Brasileira. As projeções com acompanhamento musical serão realizadas na Sala Cinemateca/BNDES. Na Sala Cinemateca/Petrobras, a programação será exibida sem acompanhamento musical, com exceção das Sessões assinadas.

A I Jornada também terá oficinas com músicos estrangeiros convidados. A pianista Kirsten-Eunice Martins, residente do cinema Arsenal de Berlim, a meca do cinema silencioso na Alemanha, e Robyn Schulkowsky, percusionista que trabalhou com John Cage e Stockhausen, vão oferecer oficinas voltadas à criação musical para filmes silenciosos.

A relação música e cinema silencioso também será tema de uma das mesas de debates promovidas pela I Jornada. Os processos de restauração de filmes e o estágio atual das pesquisas sobre cinema silencioso no Brasil também serão discutidos por pesquisadores e profissionais convidados.

Além das salas de cinema, a Cinemateca terá outros espaços voltados para o evento, como a exposição de objetos antigos e equipamentos de cinema da coleção de M. Padovan e da própria instituição, além de uma exposição de fotos do cinema silencioso instalada nos jardins da Cinemateca.
A I Jornada Brasileira de Cinema Silencioso apresentará produções brasileiras e estrangeiras restauradas e conservadas por importantes arquivos de filmes como George Eastman House, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, a Cinemateca da Suécia, o Arquivo Nacional de Imagem do Uruguai e a própria Cinemateca Brasileira - responsável pela restauração dos filmes pernambucanos dos anos 20 que serão apresentados e pela realização do evento.

>I Jornada Brasileira de Cinema Silencioso
>10 a 19 de Agosto de 2007
>
>Cinemateca Brasileira
>+ 55 11 3512-6111 / R. 108
>
>Lgo. Senador Raul Cardoso, 207
>Vila Clementino - SP/SP
>CEP: 04021-070

No comments: